Do 10 de Junho, da pátria e da selecção.

392135_356295741062543_944674448_n

Para quem tem como mais próximo de uma pátria o seu Clube, o dia 10 de Junho nada interessa. De resto, falamos de uma data anacrónica, até  porque a haver um “dia de Portugal” ele seria, pelo alcance e significado histórico, o 1 de Dezembro. Mas esse já nem feriado é (devemos viver no único país do Mundo que não assinala com um feriado a data da sua independência) mas adiante.

Não sou, nunca fui um “patriota”, no sentido lato do termo. Não tenho vergonha em ter nacionalidade portuguesa, mas também não tenho orgulho. Nasci aqui como podia ter nascido em Zanzibar ou nas Ilhas Turks e Caicos. Não fui eu que escolhi assim, logo não tenho que me orgulhar de nada. Do que me orgulho é das minhas escolhas. E se não escolhi, pelo menos em consciência, ser Benfiquista, escolhi – definitivamente – colocar o Benfica, o Sport Lisboa e Benfica, como algo importante da minha vida. Escolhi sofrer, escolhi acompanhar e escolhi viver o Clube. E, nesse contexto, o Benfica é mesmo a minha pátria. Até porque, por exemplo, num país estrangeiro encontramos Portugueses e nem damos grande importância ao caso. Há-os em todo o lado. Agora, quando encontramos Benfiquistas (e que podem nem ser Portugueses) a conversa é outra. É disto que falamos, da diferença entre o povo Português e o Povo Benfiquista, que não são uma e a mesma entidade.

Assim, a ter que escolher um “dia da pátria”, pois então que seja o 28 de Fevereiro. Evidentemente.

benfica portugal

Em tempos idos seguia com alguma atenção os jogos da chamada selecção nacional. Há até um golo dessa equipa que considero um dos 10 que mais celebrei na vida, o do Nuno Gomes (que era, à data, jogador do Benfica) a França no Euro’2000. Naturalmente, nunca dispensei a essa equipa os mesmos sentimentos que ao Sport Lisboa e Benfica. Nem a outros clubes de que gosto também, como o Athletic Bilbao, a AS Roma ou o Liverpool FC. Mas sim, confesso que acompanhava a dita selecção, cheguei a ver jogos ao vivo e a ter um cachecol e uma camisola. O meu afastamento consumou-se por alturas do Euro’2004, quando todo circo montado à volta de uma equipa com a qual já não me identificava me fez mesmo muita confusão. Bandeiras à janela só as do Benfica.

Hoje não, chegam a passar-se anos inteiros sem ver um jogo deles. Não quero que percam, mas estou-me nas tintas para o resultado final. Uma selecção dita nacional, em praticamente todos os países, é hoje uma colecção de cromos endinheirados, normalmente gerida através de meios obscuros, nada condizentes com a minha percepção pessoal do que deve ser o futebol. Uma selecção, ao contrário do que nos vendem, não representa país nenhum. Representa a sua federação de futebol. O desporto, e nomeadamente o futebol, não tem que representar nenhum país. Os clubes já têm a sua cultura e identidade próprias e os adeptos são adeptos dos clubes porque se identificam com elas. Mas nem todos os clubes se conseguem transcender ao ponto de serem mais representativos que o próprio país. O Sport Lisboa e Benfica é um deles. E isso advém do cariz popular, de massas, que o nosso Clube tem desde os primórdios. Porque os povos não precisam de algo inventado por uns nobres ricos quaisquer na Idade Média para os representar e para os fazer sentir orgulho. Precisam de algo genuínamente seu, feito por gente do povo e para o povo. E o Benfica, o Sport Lisboa e Benfica, é um Clube do Povo. O Clube do Povo.

Posto isto, e para terminar, desejo a maior sorte aos jogadores do Sport Lisboa e Benfica que estão presentes no Campeonato da FIFA. Que representem bem o seu Clube que é quem lhes paga. O resto não me importa. A minha Selecção só volta a jogar dia 10 de Agosto.

 

Viva o Benfica!

Sobre I

No Benfica, no party.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

